quinta-feira, 21 de julho de 2011

Impressões de uma visita Missionária - Pastor Mauros Werling 2

Culto de quarta-feira
Olá amados. O Salmista no salmo 133 nos trás uma palavra que deixa transparecer toda beleza da comunhão entre os filhos de Deus. Ele fala de que é bom e agradável quando os irmãos se reúnem. Uma palavra como esta parece descontextualizada em nosso tempo, pois o mundo moderno, caracterizada pela alta velocidade e pela vida urbana tem levado as pessoas para um isolamento nunca antes experimentado pelo ser humano.
Iniciei minha palavra de hoje com esta temática, pelo fato de estar experimentando uma realidade intrigante e atemporal, isto é fora do tempo, aqui no sertão nordestino. Tenho visto um povo que aprendeu a andar na contra-mão deste progresso, se é que dá para chamar nosso estilo de vida de progresso. Esse povo ama gente, ama uma aglomeração, ama viver sem pressa. Eles se visitam, oram uns pelos outros e também vivem uns para os outros. No meu entender eles são as pessoas mais humanas que eu conheci, isto é: eles respeitam o ritmo da sua humanidade.
Só estou aqui apenas a três dias, mas já deu para sentir que tudo aqui é mais devagar e o tempo não é nosso algoz, como em muitos lugares deste Brasil, mas aqui ele é o espaço que temos para construir algo e de preferência que tenha pessoas envolvidas. Não foi de um jeito meio parecido que nosso Senhor e Salvador Jesus andou e viveu entre nós? Será que a enormidade de enfermidades que nosso povo tem enfrentado, não tem muito a ver com esse nosso estilo de vida que não respeita mais o ritmo do nosso corpo? Será que vale a pena pagar um preço tão alto para ter mais do que na realidade necessitamos? Tendo o que beber e vestir não seria o suficiente?
Ontem fizemos várias visitas. E novamente fomos ricamente abençoados por pessoas que não sabiam o que fazer para nos agradar e não o faziam porque estavam esperando algo em troca, ou para nos impressionar. Mas para estas pessoas é um prazer acolher um homem de Deus. Me senti, em muitos lugares, como Eliseu na casa da mulher Sunamita (Esta história esta em 2 Reis 4.8ss), vale a pena ler. Ela chega a construir um puxado nos fundos da sua casa para acolher o homem de Deus. Ela espera, ela anseia que ele passe tempo com eles e freqüente sua casa.
Mas a experiência que mais me marcou no dia de ontem foi o culto da comunidade (foto acima).  Fiquei encantado com a fé, a alegria, a leveza e também a simplicidade deste povo na casa de Deus. O ritmo nordestino deixou as letras das musicas já conhecidas com outro sabor. Não dava para ficar inerte, o corpo como que num encanto começava a balançar. Quando as crianças vieram a frente do altar para serem enviadas o culto infantil, uma menina de 9 anos chamada Emanuela, filha de pai alcoólatra pegou o microfone e começou a orar. Se eu já estava emocionado, encantado, naquele momento eu não consegui me agüentar e as lágrimas se tonaram companheiras incontroláveis. Ela orou com uma profundidade e leveza que deixava transparecer toda sua caminhada e paixão por Jesus. Era impossível não ver Jesus nela.
Em seguida, fomos apresentados formalmente a igreja e tive o privilégio de subir no altar e ministrar a palavra para este povo de Deus. Fiquei encantado com a reverência desse povo e com a sua conduta na igreja. Não se ouvia qualquer ruído, não haviam burburinhos e nem celulares tocando, alias a maioria deles nem os tem, pois não precisam dele. Vi que eles investem mais na obra de Deus do que nos encantos das tecnologias consumistas. A impressão que tive é que este povo tinha convicção de que estavam em solo santo e assim permaneceram por mais de duas horas, tempo que durou o culto. Após a pregação, pois tratava-se de uma pregação de edificação e santificação, fiz o convite para as pessoas que se sentiram tocadas pela palavra e que gostariam que fosse orado por elas viessem a frente. Mal havia me virado para guardar a Bíblia, levei um susto, pois o povo começou a se levantar e vir ao altar. Junto com os presbíteros e o colega Rafael comecei a orar por aquele povo e as palavras começaram a se misturar com as lágrimas. Lágrimas de gratidão a Deus. Pois não se tratava de um novo apelo, ou um chamado a conversão, mas tão somente de uma oportunidade de receber uma palavra de oração e benção.
Meus amados, quando lembro do que aconteceu ontem ainda me ainda me emociono. Ainda sinto meus olhos marejados. Foi difícil adormecer ontem à noite. Confesso, que não sou mais a mesma pessoa que desembarcou em Juazeiro do Note na segunda à tardinha. Tenho até medo do que Deus possa vir a querer de mim no futuro. O que sei é que não tem como não amar estas pessoas. Não tem como não se encantar com elas, com a simplicidade da sua vida e a autenticidade da sua fé. Elas são emoção e coração a flor da pele. Com eles é tudo muito intenso.  Elas não tem vergonha de demonstrar seus sentimentos. Eles simplesmente ouvem a voz do seu coração e seguem o fluxo de suas batidas. Eles descobriram o amor de Jesus e o quanto este amor mudou suas vidas. Seu mundo é muito pequeno. Seus sonhos são muito simples e sua vida é muito lógica, causa e efeito. Mas seus propósitos são elevados e orientados pelo altíssimo.
Por isso, meu desejo é que Você tenha hoje um encontro com Jesus. Que Você possa experimentar o que é viver debaixo da certeza do cuidado e da proteção do nosso Deus. Decida que este novo dia será mais do que foi ontem. Deixe um pouco de lado a preocupação e a valorização das coisas duras e difíceis, sei que são inevitáveis, mas elas podem receber menos valor e importância na nossa vida, até porque se formos justos vamos perceber que as coisas boas que estão ao nosso redor são muito maiores do que todas as nossas dores, decepções e provas. Não busque coisas demasiadas grandes que podem te afastar do verdadeiro alvo da tua vida. Por isso, passe um tempo com Jesus. Medite na sua palavra, fale com ele em oração e depois de ouvir seus conselhos saia com a certeza de que teu hoje será repleto de bênçãos e vitórias. Creia nisso. Em Cristo Jesus. 
Pastor Mauros Werling - 21/07/2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário